Pesquisar

Pós-Graduação

Blog da Biblioteca

Coordenação de Graduação

O período para o preenchimento do Questionário do Estudante será de 3 de setembro a 21 de novembro. A efetiva participação do estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES será verificada pelo Inep, mediante presença atestada no local de prova e o preenchimento do Questionário do Estudante.

O Questionário deverá ser preenchido por todos os estudantes concluintes habilitados devidamente inscritos pela IES, sendo de caráter obrigatório, exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço <http://enade.inep.gov.br>.

O preenchimento do Questionário do Estudante configura-se como um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do estudante no Exame, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o Enade 2018.

A aplicação do Questionário do Estudante tem por objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados obtidos no Enade 2018.

O período para o Preenchimento do Questionário do Estudante será de 3 de setembro a 21 de novembro, e, em hipótese alguma, haverá a prorrogação do prazo.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço <http://enade.inep.gov.br>.

Lembramos que a participação no ENADE é obrigatória, ou seja, o MEC determina que todos os concluintes dos cursos escolhidos para aquele ano sejam avaliados. Se você não realizar a prova a instituição não poderá efetuar a sua colação de grau, nem expedir seu diploma.

CLIQUE AQUI para conferir a listagem dos estudantes concluintes habilitados devidamente inscritos. 

CLIQUE AQUI para ver o Manual de Acesso.

Começou, em 14 de agosto, o cadastro dos estudantes concluintes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018. Também foi aberto o período para solicitação de atendimento específico e especializado. As duas etapas são de responsabilidade do estudante, e foram introduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na edição passada do Exame. Só podem se cadastrar os estudantes que foram, previamente, inscritos pelos Coordenadores de Curso. O preenchimento do cadastro é pré-requisito para a disponibilização do Questionário do Estudante, um dos instrumentos obrigatórios do Exame.


Informações sobre o cadastro:

O prazo de realização do cadastro vai até 23h59 de 21 de novembro (Horário de Brasília – DF), pelo Sistema Enade ou pelo Aplicativo do Enade, já disponível na Google Play e em breve também na Apple Store. Será necessário selecionar a opção "Primeiro Acesso" para criar login e senha. O Inep solicita o número de CPF e um e-mail.

Lista de estudantes concluintes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018: (CLIQUE AQUI)

Atenção: Informamos que a listagem inicial foi retificada para inclusão de alunos que preenchiam os requisitos e exclusão daqueles que não os preenchiam, as inclusões e exclusões podem ser verificadas CLICANDO AQUI. As retificações já foram realizadas na listagem acima.

EVENTUAIS RETIFICAÇÕES, QUER SEJAM DE INSCRIÇÃO DE DISCENTES NÃO INSCRITOS, E CANCELAMENTO DE INSCRIÇÕES DE ALUNOS QUE NÃO PREENCHEM OS REQUISITOS, DEVEM SER, IMEDIATAMENTE, ENCAMINHADAS PARA A COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ATÉ O DIA 24/08/2018.

Coordenação de Graduação

LISTAGEM DOS DISCENTES CONCLUINTES INSCRITOS NO ENADE 2018, QUE DEVERÃO PREENCHER O QUESTIONÁRIO E PRESTAR A RESPECTIVA PROVA. CLIQUE AQUI

 

EVENTUAIS RETIFICAÇÕES, QUER SEJAM DE INSCRIÇÃO DE DISCENTES NÃO INSCRITOS, E CANCELAMENTO DE INSCRIÇÕES DE ALUNOS QUE NÃO PREENCHEM OS REQUISITOS, DEVEM SER, IMEDIATAMENTE, ENCAMINHADAS PARA A COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO.

 

ORIENTAMOS AOS ESTUDANTES INSCRITOS A REALIZAREM AS SEGUINTES AÇÕES, EXCLUSIVAMENTE, NO SISTEMA ENADE, http://portal.inep.gov.br/enade NOS PERÍODOS PREVISTOS NO ITEM 1.2 DO EDITAL, NO HORÁRIO DE BRASÍLIA:

1) Preencher o cadastro, informando seus dados pessoais;

2) Solicitar atendimento especializado e/ou específico, quando necessário;

3) Solicitar atendimento por nome social, quando necessário;

4) Preencher o Questionário do Estudante;

5) Escolher o curso para participação no Exame, em caso de dupla graduação;

6) Consultar local para a realização da prova.

 

O DISCENTE INSCRITO QUE NÃO TENHA REALIZADO O CADASTRO DEVERÁ ENTRAR EM CONTATO, IMEDIATAMENTE, COM A COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO, PARA A EFETIVAÇÃO DESSA ETAPA, CONSIDERANDO QUE É INDISPENSÁVEL PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE.

 

O ESTUDANTE HABILITADO QUE NÃO IDENTIFICAR SUA INSCRIÇÃO NO SISTEMA ENADE, TAMBÉM DEVERÁ ENTRAR EM CONTATO, IMEDIATAMENTE, COM A COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PARA PROCEDER AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, DENTRO DO PRAZO PARA INSCRIÇÕES PREVISTO NO EDITAL, TENDO EM VISTA QUE O ENADE É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO SOB PENA OBSTAR A EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA DE GRADUAÇÃO.

 

ALUNOS EM INTERCÂMBIO DEVEM VERIFICAR SUA INSCRIÇÃO, E CASO NÃO POSSAM ESTAR PRESENTE PARA OS PROCEDIMENTOS DO ENADE, DEVERÁ ENTRAR EM CONTATO, IMEDIATAMENTE, COM A COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PARA PROCEDER A SUA EXCLUSÃO DO PROCESSO.

 

DO PREENCHIMENTO DO CADASTRO PELO ESTUDANTE:


Cadastro dos Estudantes Concluintes: Das 10h do dia 14/08/2018 às 23h59 do dia 21/11/2018, horário de Brasília, DF.

Antes de preencher o cadastro, os estudantes concluintes deverão tomar ciência do Edital do ENADE 2018, de seus anexos e dos atos normativos nele mencionados, disponíveis no Portal do Inep <http://portal.inep.gov.br>, que definem sua participação no Enade 2018.

Para realizar o preenchimento do cadastro, o estudante deverá possuir login e senha para acesso restrito ao Sistema Enade, obtido após o primeiro acesso do estudante, e ter sido devidamente inscrito pela IES no Sistema Enade.

Caso o estudante não possua login e senha, poderá obtê-los diretamente no Sistema Enade, na opção "Primeiro Acesso", informando:

1. Seu CPF, documento obrigatório para a efetivação do cadastro.
2. Um número de telefone com DDD e um endereço de e-mail válidos.
2.1 O endereço de e-mail informado no cadastro pelo estudante é único, não sendo permitida a utilização de um mesmo endereço de e-mail por outro estudante.
2.2 O Inep utilizará o e-mail e/ou o número de celular cadastrado para enviar aos estudantes informações relativas ao Exame.
2.3 O Inep não se responsabiliza pelo envio de informações a terceiros, decorrente de cadastramento indevido de endereço de e-mail e/ou de telefone celular pelo estudante.

O preenchimento do cadastro, por parte dos estudantes concluintes, implicará ciência e aceitação das condições estabelecidas no Edital, das quais não poderão alegar desconhecimento.

Os estudantes habilitados, que forem concluintes de mais de um curso de graduação, devidamente inscritos pelos respectivos Coordenadores de Curso no Enade 2018, deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação, no período previsto no item 1.2 do Edital.

Subcategorias

UFRJ FND - Faculdade Nacional de Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ