O Núcleo Docente Estruturante – NDE
, conceito criado pela Portaria nº 147/2007, tem por objetivo qualificar o envolvimento docente no processo de concepção e consolidação de um curso de graduação. É um bom indicador da qualidade de um curso de Direito e um elemento de diferenciação quanto ao comprometimento da IES com o bom padrão acadêmico.

Caracteriza-se por ser responsável pela formulação e reformulação do Projeto Pedagógico do Curso, sua implementação e desenvolvimento.

É composto por, pelo menos cinco professores: com titulação, em regime de trabalho DE, experiência docente e liderança acadêmica.

São atribuições do NDE:
•  zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais;
• zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
•  indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e de extensão; e
•  contribuir à consolidação do perfil pretendido do egresso. Seus membros permanecerão por três anos, mediante renovação parcial de modo a haver continuidade no pensar do Curso.

 

COMPOSIÇÃO:

Compõem o NDE/FND os seguintes professores: Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha, Luiz Cláudio Moreira Gomes, Márcia Cristina de Souza, Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, Juliana Gomes Lage, Ana Paula Basbosa e Rodrigo G. Garrido. O NDE é eleito pelos docentes efetivos da FND, com mandato de 3 (três) anos e os atuais mandatos encerram-se em dezembro de 2019.

UFRJ FND - Faculdade Nacional de Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ