Pesquisar

Pós-Graduação

Blog da Biblioteca

NPJ conteúdo

EXAME DE AFERIÇÃO EM PRÁTICA JURÍDICA – 2019.2

Período de inscrição: 21-08-2019 a 06-09-2019. A inscrição será feita neste semestre por e-mail, conforme informações abaixo.

Datas do Exame de Aferição:

09-09-2019, às 9h00 – Aferição em Prática Cível e Ética Profissional

10-09-2019, às 13h30min – Aferição em Prática Trabalhista

11-09-2019, às 9h00 – Aferição em Prática Cível e Ética Profissional; Aferição em Prática Penal

O que é o Exame de Aferição?

Consiste em avaliação realizada no NPJ para os alunos concluintes da FND que desejarem ter seu tempo de estágio em prática jurídica reconhecido pela OAB. Não é um exame obrigatório: o aluno faz se quiser.

Trata-se de uma prova oral, realizada por uma banca de professores de Prática Jurídica do NPJ e, eventualmente, um membro indicado pela OAB, onde são aferidos os conhecimentos do aluno, obtidos durante o estágio.

O aluno, sendo considerado apto no Exame de Aferição, receberá um Certificado da OAB de reconhecimento de dois anos de experiência em prática jurídica.

Quem pode fazer o Exame de Aferição?

Alunos concluintes do curso de Direito da FND e que já finalizaram as disciplinas de Prática Jurídica.

Procedimento de inscrição

O estudante deverá enviar e-mail, no período de 19-08-2019 a 06-09-2019, paraEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando no corpo da mensagem:

- nome completo e DRE;

- se já foi aprovado no Exame da OAB;

- a indicação da opção em ser avaliado em conhecimentos em Prática Trabalhista ou Prática Penal. Aprova de conhecimentos em Prática Cível e Ética Profissional é obrigatória para todos.

- O estudante deverá ainda anexar ao e-mail o histórico escolar atualizado, comprovando a aprovação em todas as disciplinas de Prática Jurídica ou a conclusão do Curso de Direito.

No dia do exame de aferição, o estudante deverá trazer: (i) cópia impressa do histórico escolar; (ii) se já aprovado no Exame da OAB, o comprovante da aprovação.

A Coordenação do NPJ informa que os formulários de estágio obrigatório (interno e externo) deverão ser entregues pelos alunos na Secretaria do NPJ no
prazo de 26-11-2018 a 13-12-2018.

 

Orientações para a entrega do formulário de estágio interno:

- O formulário de estágio interno deverá ser preenchido pelo aluno com as atividades de prática jurídica realizadas ao longo do semestre no NPJ e entregue ao professor responsável.

- Cumpre ao professor responsável pela prática jurídica cursada fazer a conferência das atividades realizadas pelo aluno, atribuindo-lhes horas, e assinar ao final o formulário.

- O aluno deverá entregar o formulário de estágio assinado pelo professor na Secretaria do NPJ, em duas vias, sem a necessidade de anexar os comprovantes das atividades realizadas (já conferidas e atestadas pelo professor).

- Não há necessidade de entrega de formulário de RCS.

 

Orientações para a entrega do formulário de estágio externo:

- O formulário de estágio externo deverá ser preenchido pelo aluno com as atividades realizadas ao longo do semestre e entregue na Secretaria do NPJ, em duas vias, para a conferência pelo Supervisor de Estágio do NPJ.

- Deverá ser anexado ao formulário envelope contendo os comprovantes das atividades realizadas (peças processuais, audiências etc). No envelope deverá constar o nome completo do aluno, o DRE e a referência à Prática Jurídica cursada.

- Não há necessidade de entrega de formulário de RCS.

A Coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas informa que os formulários de estágio obrigatório (interno e externo) deverão ser entregues pelos alunos na Secretaria do NPJ no prazo de 25/11/2019 a 13/12/2019.

 

UFRJ FND - Faculdade Nacional de Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ