COORDENAÇÃO DE PESQUISA

Coordenação: Prof. Carlos Bolonha
Coordenação Adjunta: Prof. Fabiano Gomes
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

NECESSIDADE DO CURRÍCULO LATTES
A Coordenação de Pesquisa apresenta aos estudantes, técnicos e docentes da FND as principais informações relativas ao fomento e desenvolvimento de pesquisa e ulteriores atividades acadêmicas vinculadas à coordenação.
As duas principais instituições de fomento à pesquisa, capazes de atender às demandas da comunidade científica carioca são, respectivamente, CNPq e FAPERJ. Porém, existem solicitações que também podem ser dirigidas diretamente à UFRJ. As atividades acadêmicas e científicas devem ser necessariamente registradas no currículo LATTES (www.cnpq.br).

BOLSAS E AUXÍLIOS
1) Bolsas para estudantes
A concessão de Bolsas vincula-se aos Projetos de Pesquisa desenvolvidos na FND.
Bolsa de Iniciação Científica – por meio do Programa PIBIC, esta modalidade permite que estudantes desenvolvam atividades de pesquisa na Graduação junto a docentes orientadores. Para tanto deverá estar cursando, pelo menos, o 3º período letivo e apresentar Coeficiente de Rendimento (CR) maior ou igual a 6,5. Os interessados devem procurar diretamente os professores que integrem Grupos ou Projetos de Pesquisa. Anualmente, o CEG expede edital para a concessão desta modalidade de bolsa. O professor poderá também solicitar bolsa a outros órgãos de fomento, a exemplo da FAPERJ (www.faperj.br).

2) Bolsas e auxílios para docentes e técnicos
Docentes que desejam obter bolsas de mestrado e/ou doutorado, auxílio financeiro para pesquisa ou para a elaboração de outras atividades de caráter acadêmico (p. ex., publicação de livros; curso de curta duração ministrado por professor-visitante; realização e participação em congressos e seminários nacionais ou internacionais), podem recorrer às duas instituições anteriormente indicadas: CNPq e FAPERJ. Recordamos, porém, que dependendo da iniciativa, é possível também recorrer à própria UFRJ, já que está também atua como instituição de fomento à pesquisa, ensino e extensão, mantendo-se vinculada a outros órgãos de pesquisa do governo federal, tais como o MEC. Na verdade, toda vez que houver uma parceria entre outros órgãos federais vinculados a atividades de ensino, extensão e pesquisa, com a UFRJ, as solicitações de bolsas e auxílios financeiros devem ser encaminhados pela nossa Universidade.
A Pró-Reitoria de pesquisa (PR2) desenvolvem atividades durante todo ano letivo e em seus sites são publicados editais, com o oferecimento de bolsas e auxílios financeiros. As informações podem ser obtidas diretamente no site (www pr2.ufrj.br).
Para capacitação dos técnicos, a PR4 tem programas de fomento específicos.
Aqueles docentes que desejem solicitar auxílio-viagem podem contar com o apoio da Pró-Reitoria de Governança (www.pr6.ufrj.br), mediante processo administrativo. 

 

 

UFRJ FND - Faculdade Nacional de Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ