Pesquisar

Pós-Graduação

Blog da Biblioteca

6) Como solicitar a expedição do diploma

 

O formando deverá dirigir-se à Secretaria Acadêmica, após a conclusão dos créditos e a data de Colação de Grau estiver em seu histórico escolar, e apresentar a documentação necessária para composição de um processo de expedição e registro de diploma.

OBS: Caso o aluno(a) não tenha mais como obter a documentação do 2º grau, pelo fato de suas escolas não existirem mais, procure a Secretaria Estadual de Educação, no Setor de Inspetoria Escolar; Alunos com dispensa/equivalência de disciplina, ou seja, que foram dispensados de disciplinas cursadas em outro curso ou outra Instituição de ensino devem OBRIGATORIAMENTE anexar o histórico.

 

6.1) Acompanhe seu processo de diploma pelo SAP/UFRJ

Através da página do Sistema de Acompanhamento de Processos (SAP) é possível consultar o andamento de qualquer processo da UFRJ, inclusive os de diploma. Basta digitar número do processo e clicar em consultar ou pesquisar pelo nome do interessado. O endereço do SAP é www.sap.ufrj.br.

 

6.2) Como saber se o diploma está pronto?

O processo de registro de diploma é composto por duas etapas. Na primeira etapa o processo será analisado e, se a documentação estiver correta, o diploma será impresso e reenviado à faculdade de origem da UFRJ para que seja assinado e carimbado pelo Diretor , e acrescida a Portaria de Reconhecimento (ou Renovação de Reconhecimento, quando for o caso) do Curso. Caso haja algum erro na documentação, o processo é devolvido à faculdade para que seja corrigido antes da expedição. Após retornar para a faculdade de origem, o diploma será, então, registrado e encaminhado ao Gabinete do Reitor/Vice-Reitor/Pró-Reitor para assinatura. O processo só estará definitivamente finalizado, quando aparecer no sistema o código A24 e a inscrição “Registrado/averbado/anotado”. Assim que o diploma for tramitado e registrado pela Divisão de Diplomas da UFRJ e retornar à FND, o requerente será avisado por e-mail e deverá retirá-lo pessoalmente ou por meio de procuração autenticada em Cartório.

 

6.3) Segunda via

A segunda via do diploma pode ser requerida na Secretaria Acadêmica por motivo de extravio. Nesse caso, o interessado deverá publicar a perda do diploma em qualquer jornal de grande circulação, no qual deverá conter o nome do interessado, da instituição (UFRJ) e do Curso e requerer a 2ª via apresentando:

1. Página inteira do jornal no qual foi publicada a comunicação de extravio.

2. Documentos da 1ª via (exceto o certificado do ensino médio, que não é necessário).

 

6.4) Substituição de diploma

A substituição do Diploma de graduação poderá ser expedida por motivo de dano ou erro.


Documentos necessários: os mesmos necessários para a 1ª via (exceto o certificado do ensino médio, pois não é necessário) e o diploma original e peça para ser aberto um processo de SUBSTITUIÇÃO DE DIPLOMA na Secretaria Acadêmica. 

 

6.5) Retirada do diploma

O diploma deverá ser retirado pelo próprio interessado, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade. Entretanto, a retirada pode ser feita por um representante, desde que seja por meio de procuração autenticada em Cartório. Além disso, será necessária uma cópia de um documento oficial de identificação do representante, que ficará retida junto à referida procuração. O diploma não deverá ser plastificado, perfurado, grampeado ou preso com clipes, pois se houver qualquer dano, o mesmo perderá seu valor. 6.6) Em qual cartório é feito o reconhecimento da firma dos funcionários que assinam o diploma? As firmas dos funcionários da Divisão de Diplomas e dos Reitores/Vice-Reitores/Pró-Reitores que assinam os diplomas estão registradas nos endereços a seguir: Para os diplomas REGISTRADOS até o ano de 2015: 23º Ofício de Notas, localizado na Travessa do Ouvidor, 15 – Centro – Rio de Janeiro, RJ. Para os diplomas REGISTRADOS de 2016 em diante: 10º Ofício de Notas, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 26 – Centro – Rio de Janeiro, RJ. Para saber em qual cartório está registrada à firma dos Diretores de Faculdade/Coordenadores de Cursos é necessário que o formando verifique na Faculdade correspondente.

 

7) DIPLOMA DE DIGNIDADE ACADÊMICA

Anualmente, a UFRJ concede dignidade acadêmica aos alunos que concluíram a graduação e, tenham obtido um número de créditos superior a 80% do seu curso; tenham completado o curso dentro do período de tempo previsto como duração normal e não tenham sofrido qualquer sanção disciplinar. A concessão do diploma de dignidade acadêmica, nos seus diferentes graus, é feita aos alunos que alcançam, durante todo o curso, os coeficientes de rendimentos acumulado:

summa cum laude, igual ou superior a 9,5;

magna cum laude, igual ou superior a 9,0;

e cum laude, igual ou superior a 8,0.

São levadas em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas. As dignidades são entregues em solenidade especial, estabelecida pela UFRJ, e os alunos que preencherem os requisitos devem entrar com o pedido diretamente na Divisão de Registro de Estudante, situada no prédio do CCMN, a qual é responsável pela emissão do diploma de dignidade acadêmica.

Para maiores informações sobre Dignidade Acadêmica: Tel.: 3938-9407 / 9425/ 9426

UFRJ FND - Faculdade Nacional de Direito
Desenvolvido por: TIC/UFRJ