Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, em parceria com a Escola Politécnica da UFRJ, conquista prêmios na primeira Competição de Dispute Boards
A Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), na pessoa do Diretor Marilson dos Santos Santana, orgulhosamente cumprimenta e parabeniza seus estudantes pela conquista de posições de destaque na primeira Competição de Dispute Boards ̶evento pioneiro voltado à promoção do uso de comitês extrajudiciais de prevenção e resolução de controvérsias, técnica conhecida como Dispute Boards (DB).
Esse método é reconhecido internacionalmente como uma forma eficaz de solucionar conflitos em contratos complexos e de longa duração, como os de construção civil, infraestrutura e concessões. Por sua relevância, o Banco Mundial passou a exigir que contratos superiores a US$50 milhões incluam a previsão de um comitê destinado à prevenção e solução de disputas.
O torneio, organizado pela Câmara FGV de Mediação e Arbitragem, instituição vinculada à Fundação Getulio Vargas, foi o primeiro do mundo dedicado exclusivamente ao tema dos Dispute Boards. Realizado entre 23 e 25 de julho, na sede da FGV, no Rio de Janeiro, reuniu equipes de instituições de ensino superior e escritórios de advocacia do Brasil e do exterior. Os participantes foram avaliados em quatro categorias: Melhor Desempenho Escrito, Melhor Orador, Melhor Desempenho na Fase Oral e Melhor Equipe no Desempenho Geral.
A equipe UFRJ ‒ FND/Politécnica destacou-se ao conquistar o 2º lugar em Melhor Desempenho na Etapa Oral, e o estudante de Direito João Pedro Cardoso Sundaus recebeu o 1º lugar na categoria Melhor Orador da competição.
O grupo foi composto pelos estudantes de Direito da FND/UFRJ Bernardo Campana Caldas de Araújo Ribeiro, Guilherme Cardoso Sundaus, João Pedro Cardoso Sundaus, Luisa Scalco Perim e Maria Fernanda Roale de Amorim, além dos estudantes de Engenharia da UFRJ Adriana Mota Barbosa, Artur de Sá Lopes e Paola Scalco Perim. A integração entre diferentes áreas do conhecimento reflete a dinâmica colaborativa essencial ao bom funcionamento dos Dispute Boards reais.
A equipe ressalta o apoio fundamental e o compromisso de sua mentora ̶ chamada de coach-, a engenheira civil Marcela Scalco, diretora-presidente da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN), que atuou como coach técnica do time UFRJ na Competição de Dispute Boards.
Alguns dos integrantes da equipe compartilharam seus sentimentos em relação ao resultado expressivo alcançado:
Para Bernardo Campana, a premiação da UFRJ representa um divisor de águas no cenário das competições acadêmicas e traz atenção de profissionais renomados da área para o Rio de Janeiro: “A Competição de Dispute Boards nasce como um farol para o uso da ferramenta como método adequado de resolução de disputas em contratos complexos e de longa duração, representando o que há de mais atual na temática de tratamento de conflitos no mundo. Os resultados conquistados refletem a excelência de nossa alma mater. Registro o agradecimento a todos que ombrearam comigo nesta empreitada.” Bernardo Campana, graduando em Direito, membro e representante da equipe UFRJ na Competição.
‘‘Mais do que uma competição, a experiência elevou o nível técnico do grupo: aprimorou nossa comunicação estratégica, refinou nossa capacidade de analisar problemas complexos e consolidou habilidades essenciais para a atuação em procedimentos de resolução de disputas. Esse processo impulsionou a evolução da equipe e evidenciou como o desenvolvimento coletivo potencializa o desempenho em contextos desafiadores de resolução de conflitos.’’ João Pedro Cardoso Sundaus, graduando em Direito, membro e 1º Lugar de Melhor Orador da Competição.
“Participar da competição foi uma experiência marcante em minha formação. Além de impulsionar meu crescimento acadêmico e pessoal, a vivência permitiu compreender, de forma concreta, a relevância do Dispute Board como instrumento apto a prevenir conflitos e assegurar a continuidade de projetos complexos. Enfrentar essa dinâmica desafiadora ampliou minha compreensão sobre os métodos adequados de resolução de disputas e deixou uma contribuição significativa para a construção da minha trajetória.” Guilherme Cardoso Sundaus, graduando em Direito, membro da equipe UFRJ na competição. “Participar da I Competição de Dispute Boards da FGV foi uma das experiências mais significativas da minha trajetória acadêmica. Representar minha instituição desde a formação da equipe até as sessões simuladas, vivenciando na prática os desafios da resolução de disputas, marcou profundamente meu desenvolvimento. Foi um percurso de estudo, estratégia e construção coletiva que ultrapassou o aspecto técnico e se transformou em verdadeiro aprendizado humano. Fazer parte de uma iniciativa pioneira, que fortalece a cultura dos Dispute Boards no Brasil, é algo extraordinário e inspirador.” Luisa Scalco Perim, graduanda em Direito, membra da equipe UFRJ na Competição.
“A experiência positiva de iniciativas como da Câmara de Mediação e Arbitragem da FGV reforça a necessidade de disseminar o modelo para contratos mais amplos, simplificando procedimentos e tornando-os mais voltados à solução do que ao formalismo jurídico extremo”, defende a Coach técnica da equipe UFRJ Marcela Scalco.
O desempenho alcançado reforça o prestígio da UFRJ, reafirma sua tradição de excelência acadêmica e consolida seus estudantes como protagonistas em uma das principais e promissoras competições acadêmicas da atualidade.


