ORIENTAÇÕES GERAIS – SETOR DE MONITORIA FND/UFRJ

CADASTRO DE MONITOR(A) VOLUNTÁRIO(A):

Os(as) interessados(as) em exercer a função de Monitor(a) Voluntário(a) deverão enviar as documentações solicitadas para o e-mail institucional do Setor de Monitoria, a saber, monitoria@direito.ufrj.br. (Colocar no assunto do e-mail: CADASTRO MONITOR VOLUNTÁRIO – PERÍODO VIGENTE).

Nesse sentido, O(A) interessado(a) deverá enviar os seguintes documentos, em ÚNICO PDF:

  1. Cadastro de monitor Voluntário preenchido e assinado (anexo);

2. Termo de compromisso de Monitor Voluntário preenchido e assinado (anexo);

3. Boletim atualizado;

4. CRID atualizada;

5. Plano de atividades, firmado entre professor e monitor, com o máximo de 600 caracteres.

OBSERVAÇÕES:

Em relação ao resumo de plano de atividades elaborado entre monitor e orientador: não há até o momento um modelo fornecido por esta secretaria. Contudo, o mesmo deverá versar sobre as atividades que serão realizadas pelo monitor, apresentado em máximo de 600 caracteres, assinado pelo professor responsável.


Não serão aceitos cadastros sem assinatura do professor orientador, cuja responsabilidade de colheita é do Monitor Voluntário. A assinatura poderá ser física ou digital.

Não há impeditivo que os discentes exerçam a Monitoria Bolsista e Voluntária concomitantemente, bem como se prontifiquem para mais de uma Monitoria Voluntária, desde que respeitem as diretrizes de exercício no que concerne à carga horária e ao plano elaborado junto ao docente orientador.


O cadastro do monitor voluntário é essencial como uma das etapas de certificação da monitoria.

Contudo, a efetivação das horas de monitoria só serão certificadas mediante entrega dos dois relatórios semestrais, com uma via para o Setor de Monitoria, no período dos relatórios semestrais, e outra para o setor que computa as horas complementares, a saber, a Secretaria das Coordenações – Setor de Pesquisa, consoante prazo estipulado pelo próprio para as horas complementares.

Alunos que não respeitarem tais determinações não terão direito à certificação.

O aluno que tiver participado das atividades de MONITOR(A) VOLUNTÁRIO(A) e cumprido todas as exigências terá cadastrado pela PR-1 em seu histórico escolar o nome da disciplina na qual exerceu a monitoria e o período.


O campo nomeado “Assinatura do Coordenador da Disciplina” é para assinatura orientador da disciplina.


O campo nomeado “ Assinatura do Coordenador da Unidade” não precisar ser assinado. Este campo será posteriormente assinado pela atual chefia do setor de Monitoria, Professora Verônica Lagassi.

SOLICITAÇÃO DE DESLIGAMENTO DAS MONITORIAS BOLSISTA, VOLUNTÁRIA, PAELIG E APOIO PEDAGÓGICO:

Caso o desligamento ocorra por causa distinta da finalização do período de vigência do programa de monitoria, é necessário o envio de termo de desligamento assinado por monitor(a) bolsista ou voluntário e o professor orientador.

Não serão aceitos termos nos quais faltem quaisquer das assinaturas informadas.

A desligamento conta da data da assinatura do referido documento.

O termo de desligamento é necessário para Monitores(as) Bolsistas, PAELIG, Apoio Pedagógico e voluntários(as), indistintamente.

Para os concluintes, solicitamos que o termo de desligamento seja enviado previamente e com a data de desligamento da colação, de forma a conferir agilidade nas reclassificações e oportunizar que os demais classificados no processo seletivo possam exercer a monitoria.

SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÕES – DISCENTES E DOCENTES

A Secretaria das Coordenações disponibiliza as seguintes declarações de acordo com a Portaria 1222 de 2021, ou seja, o prazo para entrega é de 15 dias corridos após a solicitação.

DISCENTES

A) DECLARAÇÃO DE MONITOR (DM) – O discente que precisar comprovar, para estágio, que, dentro do atual período, é monitor da Faculdade Nacional de Direito, poderá solicitar declaração de exercício de Monitoria.

ENVIAR E-MAIL PARA monitoria@direito.ufrj.br, COM O ASSUNTO:

“DECLARAÇÃO DE MONITOR(A) – MODALIDADE, BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO – NOME COMPLETO DO ALUNO(A) – DRE”, CONTENDO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES E DOCUMENTAÇÕES: 

  1. ANEXAR BOLETIM ATUALIZADO E CRID; 
  1. INFORMAR O PERÍODO DE EXERCÍCIO DE MONITORIA, A DISCIPLINA E O PROFESSOR ORIENTADOR. 


Não será aceita solicitação de alunos que já realizaram a Monitoria.

DOCENTES


A) DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE MONITORIA (DPBM) – O docente que tiver participado de banca de monitoria seja como membro presidente, membro titular ou membro suplente poderá solicitar declaração de que participou de banca de monitoria.

B) DECLARAÇÃO DE PROFESSOR ORIENTADOR EM MONITORIA (DPOM) – O docente que tiver orientado algum monitor durante o período letivo poderá solicitar declaração de que foi professor orientador de Monitor Bolsista / Monitor Voluntário / Monitor de Apoio Pedagógico.

PARA TAIS SOLICITAÇÕES, DEVERÁ ENCAMINHAR E-MAIL PARA monitoria@direito.ufrj.br, COM O ASSUNTO:

“DECLARAÇÃO DE DOCENTE – MODALIDADE, PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE MONITORIA, ORIENTAÇÃO DE MONITORIA OU AMBOS”, CONTENDO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES E DOCUMENTAÇÕES: 

  1. DADOS: NOME COMPLETO E MATRÍCULA SIAPE; 
  1. REGIME AO QUAL ESTÁ VINCULADO, SE DOCENTE EFETIVO OU SUBSTITUTO; 
  1. DEPARTAMENTO AO QUAL PERTENCE; 
  1. PERÍODO DE ORIENTAÇÃO DE MONITORIA, SE BOLSISTA, VOLUNTÁRIA OU AMBAS, E AS DISCIPLINAS MINISTRADAS.