Mensagem de Fim de Ano da Direção da FND

Ao Corpo Social da nossa Faculdade Nacional de Direito.

Não foram poucas as vezes em que a humanidade se viu duramente desafiada. O ano de 2020 inteiro foi marcado pela implacável pandemia do novo coronavírus, que já integra o catálogo das maiores tragédias universais. Diante de tamanho golpe, as pessoas, os povos e as nações foram obrigados a se adaptar: novas rotinas, novas experiências e novas formas de levar a vida. Nenhuma delas fácil, nenhuma delas indolor.

No campo da educação, o impacto foi perverso. Ao mesmo tempo em que a UFRJ respondeu à altura às demandas que lhe bateram à porta, muitos setores sofreram com o isolamento social. Acostumados a estarmos sempre juntos, fomos transferidos sem margem de escolha para dentro de um ambiente digital. Substituímos o contato presencial pelo contato remoto. Substituímos a convivência em nome da sobrevivência. Reinventamos o meio de educar em nome do amor pelo aprendizado.

O centenário da UFRJ provou que a instituição desfruta de uma resiliência heroica. Tamanha capacidade de superação é própria de uma comunidade amplamente consciente de seu lugar no mundo. A propósito, a FND, parte constitutiva desta bela tradição universitária, também resistiu. E celebrará 130 anos ano que vem. Esperamos que o destino permita que a efeméride possa ser celebrada com um fraterno abraço de alívio.

A todos os profissionais da educação lotados na gloriosa Faculdade Nacional de Direito, Professoras, Professores, Servidoras e Servidores, muito obrigado pelo exemplo de tenacidade, por manter de pé o sonho de uma educação pública, inclusiva, laica, gratuita, de qualidade e responsiva às necessidades sociais, justamente quando o nosso povo mais precisa de amparo. A todas as alunas e a todos os alunos, meu mais profundo respeito diante de desafios nunca antes enfrentados. Às colaboradoras e aos colaboradores terceirizados, meu respeito pelo incansável e permanente trabalho de cuidado com o nosso patrimônio.

E àqueles que nos deixaram, minha mais sensível solidariedade às famílias e aos amigos.

Que encontremos um renascimento em 2021. Que não nos falte esperança e determinação!!!

Boas festas!

Cordial Abraço.