CINEJUSTIÇA 2020

Prezadas e prezados,

Vimos divulgar o projeto de extensão “Cinejustiça”, coordenado pelo prof. José Roberto Xavier, que ocorrerá de forma remota no Período Letivo Excepcional.

Seguem abaixo as informações sobre a ação disponibilizadas nas redes sociais do “Cinejustiça“:

 

O Cinejustiça retornou para mais uma temporada!

O Cinejustiça é um projeto de extensão (portanto, aberto ao público externo!) da Faculdade de Direito da UFRJ. Organizado pelo Grupo de Pesquisas Sócio-jurídico-criminais (coordenado pelo professor José Roberto Xavier) em parceria com o Data Privacy (direção executiva de Rafael Zanatta), o Cinejustiça terá duração de sete encontros e ocorrerá às terças-feiras, às 19h30.

O fio condutor desta temporada é a vigilância. Selecionamos filmes, episódios de séries e documentários pertinentes sobre o tema a fim de discuti-lo com vocês. As obras devem ser assistidas previamente pelos participantes. Durante as sessões, dois convidados iniciam os debates a partir de suas exposições. Depois disso, o microfone é aberto para que os participantes façam suas perguntas e dialoguem sobre as provocações dos expositores.

Serão concedidas 90 horas de extensão para o público interno e sua inscrição pode ser feita pelo SIGA.

As inscrições para o público externo estão abertas e devem ser feitas até o dia 10/09 neste formulário.

Em caso de dúvidas, fiquem à vontade para enviar um e-mail para cinejustica2020@gmail.com e para contactar nossa página pelo inbox.

PROGRAMAÇÃO

Sessão 1 (15/09, às 19h30): episódio Monitoramento (E01T01 da série A Era dos Dados), dir. Arianna LaPenne.
– Pablo Nunes: Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Coordenador adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania e da Rede de Observatórios da Segurança.
– Rafael Soares: Bacharel em jornalismo pela UFRJ. Repórter cobrindo Segurança Pública nos jornais Extra e Globo e na revista Época.

Sessão 2 (22/09, às 19h30): Corpo Delito, dir. Pedro Rocha
– Carolina Haber: Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Diretora de estudos e pesquisa de acesso à justiça na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro.
– Ricardo Campello: Doutor em Sociologia pela USP. Analisou o monitoramento eletrônico de presos e presas no Brasil em sua Tese de Doutorado.

Sessão 3 (29/09, às 19h30): Privacidade Hackeada, dir. Karim Amer e Jehane Noujaim
– Fernanda Bruno: Doutora em Comunicação pela UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e do Instituto de Psicologia da UFRJ. Coordenadora do MediaLab.UFRJ e do CiberIDEA e membro fundadora da LAVITS.
– Pedro Abramovay: Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Diretor para a América Latina da Open Society Foundations.

Sessão 4 (06/10, às 19h30): episódio Nosedive (E04T03 da série Black Mirror), dir. Joe Wright
– Inês Tavares: Doutoranda no Dept. of Criminology da University of Ottawa, trabalhando no tema “uma nova economia punitiva em tempos de redes sociais”. Foi professora substituta da FND/UFRJ.
– Marcelo Thompson: Doutor em Filosofia pela Universidade de Oxford. Professor de Direito da Universidade de Hong Kong.

Sessão 5 (13/10 às 19h30): Citinzefour, dir. Laura Poitras
– Luiza Brandão: Mestra em Direito pela UFMG. Diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade.
– Nathalie Fragoso: Doutora Direito pela USP. Coordenadora da área “Privacidade e Vigilância” no InternetLab.

Sessão 6 (20/10 às 19h30): Xploit: Internet Sob Ataque, dir. Fabrício Lima
– André Takahashi: Produtor executivo da websérie Xploit: Internet Sob Ataque.
– Marina Pita: Bacharel em jornalismo pela PUC-SP. Coordenadora do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Sessão 7 (27/10 às 19h30): A vida dos outros, dir. Florian Henckel von Donnersmarck
– Philippe Almeida: Doutor em Direito pela UFMG. Professor de Filosofia do Direito da UFRJ.
– Rafael Mafei: Doutor em Direito pela USP. Professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP. Pesquisador do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo.